MISSÕES HUMANITÁRIAS. Major Couto, Sangue Azul CPM, destaque nas missões deixa mensagem aos nossos alunos.

MISSÕES HUMANITÁRIAS.

“Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta, a quinta e quantas vezes for necessário. Só não desista nas primeiras tentativas, a persistência é a amiga da conquista. Se você quer chegar aonde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz”, foi com esse pensamento que o major Ricardo Philipe Couto passou 3 anos e 3 meses longe da família e dos amigos, cumprindo duas missões no Haiti. A primeira delas foi no centro sul do país, que foi destruído por um terremoto, ocasião na qual o major atuou nos resgates e na segurança daquele local. E a segunda missão foi na cidade de Jacmel, região Sudeste do Haiti, onde o major Couto atuou na assistência de crianças que haviam contraído o vírus HIV, e que em razão disto haviam sido abandonadas pelos pais.

🎖O major Couto foi o único militar do Brasil a ser agraciado pela Medalha Sérgio Vieira de Mello, outorgada pelo ministro de Relações Exteriores em razão da sua dedicação a pessoas em necessidade. Hoje, o militar é chefe da Ajudância e Seção Pessoal do Colégio da Polícia Militar (CPM), no bairro do Derby.

Atenção aos nossos alunos CPM, principalmente os do Ensino Médio que têm o SSA da UPE e o ENEM pela frente:

Nunca desista dos seus sonhos

“A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstancias favoráveis, teriam ficado adormecidas. ”
Horácio

Nascer em uma família sem recursos, passar por uma infância difícil, as vezes até sem uma alimentação adequada, desequilibrada, ser o patinho feio da turma, sofrer bullying, não ter aptidões físicas adequadas ao contexto em que a nossa sociedade fútil oferece como “Padrão” de Beleza, AS VEZES TEMOS QUE LITERALMENTE SOBREVIVER A UM TERREMOTO para encarar a vida de frente, porém seja qual for a dificuldade que você, jovem adolescente se depare nessa estrada da vida, apenas saiba que cada uma delas, irá representar não somente um motivo a mais pra te fazer um vencedor, mas também te fará um exemplo para os outros, pois o maior legado que cada ser humano pode deixar nessa terra é seu exemplo de resistência as dificuldades e uma das maneiras de demonstrar isso é não nos deixar influenciar por aquelas pessoas negativas que encontramos nos dizendo frases que elas mesmas têm como significantes em suas vidas desvirtuadas e sem sentido: “Você Não pode, Você Não tem capacidade, Não tem condições, Isso é muito difícil, se eu fosse você nem tentaria, tudo menos isso, dentre outras tantas que são famosas por nos fazerem titubear na tomada de certas decisões. Se afastem dessas pessoas e nunca mais deixem que elas lhes influenciem de alguma maneira.
É difícil, as vezes parece impossível, se manter de pé diante de tantas situações negativas, mas um dia me disseram: “Colete todas as pedras que atiraram em você e cimente todas elas com amor em vez de ódio, com compaixão em vez de vingança, com luz em vez de trevas e construa o castelo da sua alma com essa base forte”. Acreditem, são as dificuldades que edificam a personalidade, porém muitas vezes não estamos preparados para lidar com elas. Faça delas sua escada para atingir seus sonhos e sonhe o mais alto que puder, mas saiba que a realização deles depende de sua resistência na vida para se levantar depois de cada tombo e não vou mentir para ninguém, SERÃO MUITOS…
Tenham em mente que o fracasso não é ruim quando usamos ele como impulso para tentar de novo, por isso estudem o quanto puder, para que ele não volte a ocorrer, mas se ele vier, que seja recebido de cabeça erguida para que todos saibam que um dia a gente acerta e dá exemplo para que outros não trilhem de novo aquela estrada, afinal de contas do que adianta deter o conhecimento somente para si mesmo, não é verdade?
Entendam meus caros que o ser humano foi desenhado para vencer, pois passamos por dificuldades desde o momento da primeira agressão que sofremos que foi o nascimento, respiramos e seguimos em frente. O nosso instinto de sobrevivência nos obrigou a isso, a vencer nossa primeira grande adversidade e devemos aprender com ela, a respirar pela primeira vez mesmo nos machuque e muito, mas devemos nos disciplinar a seguir em frente e finalmente quando você estiver em uma situação confortável na vida, lembrem-se de onde vieram e encarem a zona de conforto como um fracasso que teremos que superar de novo, pois somente assim o ciclo da vida se completa e nunca deixaremos de sonhar cada vez mais alto.
Tenho muita fé nos alunos do nosso Colégio da Polícia Militar, pois fui um deles e me sinto na obrigação de me dirigir a todos vocês, especialmente aos concluintes do terceiro ano, pois sei das dificuldades, dos desafios e desse grande momento de tomada de decisões que cada um terá que realizar com efeito para o resto de suas vidas, portanto Boa sorte a todos vocês família CPM e que sejam os Faróis da nova geração.
É NOSSO LEMA ESTUDAR, ESTUDAR!

RICARDO PHILLIPE COUTO DE ARAUJO – MAJOR QOPMPE
CHEFE DA SEÇÃO DE RECURSOS HUMANOS